Labjor FAAP distribui newsletter com conteúdos produzidos pelos alunos


DATA


COMPARTILHE


O conteúdo produzido pelos alunos que participam do Laboratório de Jornalismo da FAAP (Labjor FAAP) agora também será distribuído em uma newsletter trimestral, para um mailing de jornalistas e professores. A primeira edição traz uma curadoria dos textos disponíveis no site, como a série especial ‘Emoções’, que aborda o sentimento das pessoas em diversos contextos da pandemia.

A newsletter traz, ainda, reportagens sobre não-monogamia, influência literária na moda, além de entrevistas com o psicanalista Jorge Forbes, com o jornalista André Petry, o físico Regis Newenschwander, a CEO da Kantar Ibope Media, Melissa Vogel, entre outros.

O Labjor FAAP é destinado à prática profissional dos estudantes de Jornalismo e aberto à colaboração de alunos das outras graduações da FAAP. Num espaço de liberdade criativa e rigor de apuração, alunas e alunos são estimulados a propor novos formatos, reportagens e coberturas especiais para diversas plataformas. É coordenado por Luciana Garbin, professora da FAAP e também editora de planejamento do Estadão, com a direção de Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP.

 

CONFIRA AQUI A NEWSLETTER


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O conteúdo produzido pelos alunos que participam do Laboratório de Jornalismo da FAAP (Labjor FAAP) agora também será distribuído em uma newsletter trimestral, para um mailing de jornalistas e professores. A primeira edição traz uma curadoria dos textos disponíveis no site, como a série especial ‘Emoções’, que aborda o sentimento das pessoas em diversos contextos da pandemia.

A newsletter traz, ainda, reportagens sobre não-monogamia, influência literária na moda, além de entrevistas com o psicanalista Jorge Forbes, com o jornalista André Petry, o físico Regis Newenschwander, a CEO da Kantar Ibope Media, Melissa Vogel, entre outros.

O Labjor FAAP é destinado à prática profissional dos estudantes de Jornalismo e aberto à colaboração de alunos das outras graduações da FAAP. Num espaço de liberdade criativa e rigor de apuração, alunas e alunos são estimulados a propor novos formatos, reportagens e coberturas especiais para diversas plataformas. É coordenado por Luciana Garbin, professora da FAAP e também editora de planejamento do Estadão, com a direção de Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP.

 

CONFIRA AQUI A NEWSLETTER


DATA


banner-horizontal-home-1

Vestibular Antecipado: antecipe sua vaga para 2026

Inscreva-se
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Business Communication and Media

Alunos do BCM visitam a CNN  

Os estudantes do programa de tripla titulação, Business Communication and Media (BCM) da FAAP, estão vivenciando, ao longo deste semestre, uma imersão prática no mercado por meio de visitas a grandes empresas e instituições de comunicação. Eles já foram visitar uma agência de comunicação global, a Weber Shandwick, uma empresa de tecnologia, a Oracle, e, nesta última quarta-feira, 28, a imersão aconteceu em uma das maiores emissoras do Brasil e do mundo, a CNN.   Os estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, acompanhados pela Profa. Nathalie Hornhardt, foram recepcionados por Bruno Maranhão, coordenador de comunicação interna da CNN. Bruno guiou os jovens ao longo de um tour pela emissora, onde eles puderam conhecer os estúdios de gravação e ilhas de edição. Durante a ocasião, os alunos assistiram de perto o Iuri Pitta, professor da FAAP e âncora da CNN, gravando ao vivo para o telejornal CNN 360º.   “Conhecer a CNN Brasil foi minha primeira experiência de visita junto à FAAP, foi muito interessante ter a oportunidade de conhecer a estrutura da emissora no seu dia a dia, fizemos um tour detalhado, das ilhas de edição aos estúdios onde estavam sendo gravados conteúdos em tempo real, pudemos tirar dúvidas e entender a dinâmica do que acontece por trás dos bastidores durante as 24 horas de notícias produzidas pela CNN”, afirma a aluna Gabriella Marcelo.  Para quem está iniciando a graduação, essa experiência é essencial para compreender de perto as dinâmicas da profissão, conhecer as exigências do setor e expandir sua rede de contatos desde cedo. Além das visitas, os alunos também participam de masterclasses com profissionais renomados, conectando a academia ao mercado de forma direta e estratégica.    Entre os convidados deste semestre, já passaram pela FAAP: Mario Casanova, ex-aluno e Gerente Executivo de Marketing & Growth da Swift/JBS; Eduardo Chvaicer, CSO e COO da The Media Trade, que falou sobre a plataforma Canal do Mídia com os alunos do 5º semestre; Caroline Gayo, Diretora de Mídia da Lew’Lara\TBWA e Luis Felipe Sobral, Ex-Diretor de UX do Grupo Boticário. O BCM é um programa inovador que integra as áreas de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, formando profissionais versáteis e preparados para os desafios da comunicação contemporânea. É uma oportunidade para conectar conhecimentos diferentes e potencializar a criatividade e a inovação nos


Na FAAP

Professora Fernanda Magnotta é condecorada com a Ordem de Rio Branco

A professora de Relações Internacionais e coordenadora do BIA, Fernanda Magnotta foi condecorada com a medalha da Ordem de Rio Branco, a mais alta honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A cerimônia, realizada na manhã desta terça-feira, no Palácio Itamaraty, em Brasília, foi conduzida pelo Vice-Presidente Geraldo Alckmin, o Ministro de Relações Exteriores Mauro Vieira, a Secretária-Geral do Itamaraty Maria Laura da Rocha e chefes de departamento do Ministério. Magnotta foi admitida no grau de Oficial, uma das cinco categorias da Ordem. A distinção reconhece personalidades que se destacam por serviços relevantes prestados ao país, projetando o Brasil internacionalmente em seus respectivos campos de atuação. Entre os condecorados estavam ministros, governadores, deputados e senadores, além de empresários e pessoas públicas. Instituída em 1963, a Ordem de Rio Branco homenageia o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, e tem como objetivo valorizar méritos e virtudes cívicas, incentivando ações de elevado significado público. “Ser agraciada com a mais alta honraria concedida pelo Ministério de Relações Exteriores é motivo de profunda alegria e emoção. É um reconhecimento ainda mais significativo por ser mulher, jovem e educadora. Foram muitos anos de dedicação à promoção das relações internacionais por meio da articulação entre pessoas, comunidades e instituições – sempre com o compromisso de qualificar e ampliar o acesso ao debate público nesse campo essencial. Essa distinção não apenas reconhece o esforço contínuo e os desafios enfrentados ao longo da jornada, mas também serve como um estímulo valioso para seguir em frente, inspirando outros e fortalecendo um diálogo mais plural e inclusivo no Brasil”, afirma Fernanda. A condecoração de Fernanda Magnotta celebra sua trajetória como referência nas áreas de política internacional, diplomacia pública e educação. O reconhecimento reafirma a relevância de seu trabalho na projeção global do Brasil. É com grande orgulho que a FAAP celebra, junto com Fernanda, essa


Produção Audiovisual

FAAP lança Projeto TRANSFORM(AÇÃO) com foco em responsabilidade social

Iniciativa criada por alunos do curso de Produção Audiovisual integra práticas extensionistas e apoia organizações do terceiro setor  O curso de Produção Audiovisual da FAAP anuncia o lançamento do Transform(Ação), projeto inovador desenvolvido por seus alunos como parte do programa de práticas extensionistas da instituição. Com caráter social e educativo, a iniciativa busca fortalecer o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) por meio da produção de conteúdos audiovisuais.  O projeto convida os estudantes a criarem suas próprias produtoras de conteúdo a cada semestre, com o objetivo de conectar o conhecimento acadêmico às demandas reais da sociedade. As ações abrangem a criação de vídeos institucionais de até três minutos, além de versões reduzidas de 30 segundos, voltados para a divulgação de iniciativas ligadas a ESG, sustentabilidade e responsabilidade social.  Transform(Ação) integra diversas áreas da FAAP, como FAAP Social, FAAP B-Hub, Carreiras FAAP, o departamento de RTV e Internet, além do apoio de professores e profissionais renomados das áreas de publicidade, marketing e relações públicas.  Além da produção dos vídeos, os alunos também desenvolvem e gravam videocasts exclusivos para cada cliente atendido, culminando na transmissão ao vivo do programa Transform(Ação), que será realizado no dia 11 de junho, às 20h, pelo canal do YouTube da FAAP. O evento contará com a participação de convidados que debaterão o desenvolvimento do terceiro setor no Brasil.  Segundo o professor Valdir Cimino, coordenador das práticas extensionistas, “a integração do ensino, pesquisa e extensão está no planejamento do curso, proporcionando uma formação alinhada com as necessidades da sociedade”. Já o professor Edson Gardin, coordenador dos cursos envolvidos no projeto, reforça: “Estas ações despertam a paixão pela pesquisa na construção do conhecimento, utilizando a comunicação e o audiovisual para dar voz e visibilidade às causas sociais”.  Projetos anteriores desenvolvidos pelos alunos da FAAP já conquistaram reconhecimento público. Vídeos produzidos como parte das ações foram veiculados pela SKY Brasil, ampliando a visibilidade de diversas iniciativas do terceiro setor.  A parceria com a SKY Brasil já contemplou a veiculação de 5 spots produzido por alunos do Curso de Audiovisual: Escola SathyaSai – rural em Ribeirão Preto (https://escolasairp.org.br/); Instituto Proa (https://www.proa.org.br/); Educação e Cidadania (https://www.gamt.org.br/); Leitura na Amazonia Legal (https://www.vagalume.org.br/) e Festa Literária Internacional de Paraty  (https://www.flip.org.br/). Estas produções receberam cada uma mais de 2.800 inserções nos mais de 10 canais da SKY e isto representou em mídia pro bono mais de R$ 45 milhões.   Os parceiros do projeto Transform(Ação) deste semestre são:  IDG/CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura: Dedica-se ao desenvolvimento de profissionais da cultura, oferecendo formação e oportunidades de aperfeiçoamento com foco em práticas inovadoras e sustentáveis (Secretaria do Estado da Cultura de SP). Para saber mais acesse: https://www.cultsppro.org.br/  Ritmos do Coração: Promove inclusão, bem-estar e trocas solidárias. Para saber mais acesse: https://ritmosdocoracao.org.br/.   Aventura de Construir: Fortalece o empreendedorismo nas periferias do Brasil, apoiando microempreendedores. Para saber mais acesse: https://www.aventuradeconstruir.org.br/.  Colabore com Futuro: Primeiro negócio social dedicado ao advocacy em saúde na América Latina. Para saber mais acesse: https://www.colaborecomofuturo.com/.  Grupo de Escotismo São Francisco de Assis – GESFA: Forma líderes do futuro baseada em valores de responsabilidade e respeito. Para saber mais acesse: https://gesfa.com.br/.   Fundación Norma y Leo Werthein/Sky Brasil: Compromete-se com educação e inclusão social. Para saber mais acesse: https://www.fundacionleowerthein.com/.  O projeto Transform(Ação) reafirma o compromisso da FAAP com a formação cidadã, a inovação e o impacto social por meio do


Internacional

FAAP torna-se posto aplicador do Celpe-Bras

A FAAP acaba de ser credenciada como posto aplicador do Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), o exame oficial do governo brasileiro que certifica o domínio da língua portuguesa por falantes não nativos. Com esse novo credenciamento, a FAAP fortalece sua missão de excelência acadêmica e amplia sua contribuição na formação de cidadãos globais, oferecendo uma importante certificação para estrangeiros que desejam estudar, trabalhar ou residir no Brasil. Coordenado pelo Inep, com apoio do MEC e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Celpe-Bras é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior, em instituições de ensino superior, embaixadas, consulados e centros culturais credenciados. O exame é composto por duas partes: uma prova escrita, que avalia a compreensão oral e escrita e a produção textual; e uma parte oral, em formato de entrevista. A avaliação considera situações reais de comunicação, com ênfase no uso prático da língua em diferentes contextos. A partir de outubro de 2025, a FAAP passa a oferecer o exame em suas instalações, ampliando sua atuação no campo da educação internacional e na promoção da língua portuguesa como instrumento de integração e mobilidade acadêmica e profissional. Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora pedagógica do Departamento de Internacionalização e Idiomas, Profa. Silvia Burim (srburim@faap.br), responsável pela aplicação do Celpe-Bras na FAAP. Provas anteriores do Celpe-Bras estão disponíveis em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter